Share |

Copos de plástico

Já na Alemanha dos anos 90, durante as festividades locais, os copos de plástico ou de vidro eram sempre sujeitos a caução, que era devolvida pelo comerciante no ato da entrega depois da sua utilização. Estamos em 2016, mas sempre que há uma festividade ou uma noite bem animada lá estão os inevitáveis montes de copos de plástico a um canto ou a transbordar de um caixote do lixo.

O João Vaz já escreveu neste espaço sobre a ilha de plásticos que se está a formar no meio do Oceano Atlântico e sobre as consequências para a qualidade do pescado e para a nossa saúde. Este problema só por si deveria ser suficiente para que o executivo tomasse medidas vigorosas para a redução da utilização dos plásticos.

Por exemplo, o executivo já poderia ter negociado com participantes e comerciantes das festividades de fim de ano para adotar a caução dos copos onde se servem as bebidas. Ao contrário do que se possa pensar esta medida não prejudica os comerciantes, pelo contrário, são uma fonte de receita adicional.

Nas festividades organizadas, na Alemanha ou em França, os copos são de vidro ou de plástico reciclável com um desenho atrativo e uma inscrição alusiva à festa. Muitos clientes levam esses copos para casa para recordação da festa, outros mais tocados esquecem-se de entregar, mas acabam por reutilizá-los em casa e o comerciante ganha na margem da caução dos copos não entregues.

Publicado no Diário As Beiras - 1 de dezembro de 2016