Share |

Convento de Seiça

O Convento de Seiça é um local de memórias de infância. Ali brincámos tardes inteiras sem consciência da importância e de toda a história decorrida naquele espaço, desde o tempo em que foi erguido, por volta de 1175. Nos anos 80, o desinteresse por um mosteiro, que pertenceu à Ordem Cisterciense, era normal. Felizmente, hoje damos mais importância à história que encerram as pedras destas grandes obras do nosso passado. Mas ainda podemos fazer melhor.

A Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça tem realizado um trabalho assinalável em prol da recuperação do Convento. Recentemente, o Prof. Eurico Silva, em colaboração com esta associação, lançou um belíssimo livro intitulado “Mistérios de Seiça” onde se dá a conhecer, não apenas a história do Convento, mas também todo o contexto que envolve a sua construção e o percurso pela história até à atualidade.

Essa história ainda hoje tem muito por esclarecer, é uma história onde lendas se cruzam com a realidade. A existência da Capela Octogonal junto ao Convento é um desses mistérios que convida a lendas e histórias fantásticas. Mas Eurico Silva também nos conta como foram os últimos tempos do Convento até ao seu abandono pelos frades, no século XIX. Entrevista a família dos Carriços, que foram os últimos proprietários do Convento até à aquisição pela Câmara. E na Câmara se encontra encalhado à espera de melhores dias.

Publicado no Diário As Beiras - 15 de dezembro de 2016