Share |

Conhecemos o mar?

O Nuno Vasco Rodrigues é um jovem investigador licenciado em Biologia Marinha, com mestrado em Estudos Integrados dos Oceanos, que trabalhou no New England Aquarium, em Boston, e no Laboratório de Peixes, Ecologia e Conservação de João Pessoa, no Brasil. O Nuno compôs o livro “Peixes marinhos de Portugal”, uma belíssima edição de autor onde expõe de uma forma muito pedagógica as espécies de peixe existentes nos mares portugueses (inclui Madeira e Açores).

O Nuno dá-nos a família, o nome científico e o nome comum de cada espécie e ainda o comprimento máximo e o intervalo de profundidade de cada peixe. Ao longo de 130 páginas encontramos espécies que conhecemos do tacho como a sardinha, o carapau ou o cherne, mas também aquelas que mais nos intrigam como tubarões, cavalos-marinhos ou o peixe aranha.

Apesar de toda a retórica sobre a economia do mar, continua a existir um desconhecimento geral sobre o mar, ecossistemas e habitats marinhos. Precisamos de obras sistemáticas, de conhecimento complementar ao conhecimento empírico que os nossos familiares adquiriram no mar nas duras artes da pesca. Se pretendemos preservar a grande biodiversidade dos nossos mares, precisamos de mais jovens apaixonados pelo mar como o Nuno, que estudem a sustentabilidade das pescas, o potencial das algas, da energia das correntes e das ondas,etc. É mais uma escolha política que está por fazer.

 

Publicado no Diáriio As Beiras - 3 de novembro - 2016