Share |

Coliseu

Sim, poderia ser um bom contributo para aumentarmos a oferta de espaços multiusos no concelho. Aliás, tal como o Coliseu, existem outros espaços que podem ser convertidos para fins multiusos, realização de exposições, de encontros, de congressos, etc. A Figueira é rica neste tipo de espaços, muitos deles pertencentes a coletividades, infelizmente alguns encontram-se degradados e parcamente utilizados, poderia ser uma forma de os reconverter e de lhes dar uma nova vida.

A conversão do Coliseu poderia estar associada ao fim do espetáculo tauromáquico na Figueira da Foz, um espetáculo que tem perdido de ano para ano espetadores, adeptos e simpatias. A esmagadora maioria dos cidadãos é contra este tipo de espetáculo, hoje é raro encontrar um jovem que se reveja na tourada, além disso é um péssimo exemplo para as crianças do que deve ser a nossa relação com os animais e dá uma imagem de atraso do país aos estrangeiros que nos visitam. 

Pode ser uma excelente contrapartida para os proprietários do espaço, porque considero que é apenas uma questão de tempo para as touradas serem totalmente proibidas em Portugal, como já estão a ser proibidas em regiões e em cidades espanholas e francesas. Não há dentada em bifana que o impeça (refiro-me a um recente episódio ocorrido junto ao Coliseu aquando de protestos anti-tourada).

Publicado no Diário as Beiras - 20 de janeiro de 2022