Share |

A cidade necessita de novo hospital?

Sim, mas num horizonte temporal de 10 anos a 15 anos, permitindo tempo suficiente para estudar com a maturidade um novo edifício desde a sua localização até às valências a implementar. Por enquanto, o Hospital Distrital da Figueira da Foz está localizado numa zona quase idílica, junto a uma paisagem oceânica, exposto à brisa marítima. Um local perfeito para quem precisa de repouso e de cuidados. 

O estacionamento e os acessos são bem mais desanuviados do que os dos restantes hospitais do distrito. Mas a pandemia expôs as carências do atual edifício, que vão desde a dimensão das enfermarias até à dificuldade de implementar novas casas de banho, por exemplo. O hospital precisa de uma unidade de cuidados intensivos com uma equipa especializada capaz de assegurar o serviço em regime permanente.

Durante a pandemia, os pacientes Covid com necessidade de ventilação intensiva tiveram que ser transferidos para Coimbra. Mas tão ou mais importante que um novo edifício é fundamental erradicar a precariedade e o excesso de carga horária de trabalho entre profissionais de saúde.

Dar-lhes condições para trabalharem no serviço público com dignidade e remunerações justas. É o mínimo que que se deve exigir, pelos nossos profissionais de saúde mas também pela qualidade dos serviços hospitalares.

Pubicado no Diario as Beiras - 14 de julho de 2022