Bola no cesto

Pelo sétimo ano consecutivo, o Rui Teixeira vem “lá de baixo” do Alentejo, de propósito até à Figueira, para fazer aquilo que ele mais gosta com os velhos companheiros de equipa. É ele quem organiza o VII Encontro de Ex-Atletas do Ginásio Figueirense, que decorrerá no próximo sábado, com a participação de ex-atletas de basquete do Ginásio (e não só), da geração nascida entre 1970 e 1972. Alguns dos treinadores e dos árbitros das categorias jovens daquela altura também estarão presentes.

Tive o privilégio de ser colega de equipa do Rui Teixeira, no Ginásio, e, mais tarde, adversário, quando mudei para a Naval. O Rui sempre foi um dos mais dedicados ao treino e ao jogo, mas combinava essa dedicação com uma boa disposição permanente e um grande espírito de camaradagem. Não é por acaso que é ele o principal obreiro deste encontro.

Para todos aqueles que começaram no Ginásio com o treinador João Penicheiro, que foi muito mais do que um treinador, foi também um professor para a vida, conheceram bem aquilo que é uma equipa sólida, disciplinada e solidária. Aquele ambiente especial que surgiu nos jogos dos campos das traseiras dos anos 80 e 90, sobre o qual já aqui escrevi, reforçou esse gosto pelo basquete desta geração liderada pela dedicação do Rui Teixeira, que teima em continuar a lançar a bola ao cesto.

Publicado no Diário As Beiras - 15 de setembro de 2016