Share |

A bienal das coletividades

Sim. O número notável de coletividades do concelho da Figueira no panorama nacional é razão mais do que suficiente para justificar a retoma da bienal de coletividades. 

Esta deve ser a grande oportunidade para mostrar e divulgar as diversas coletividades e a ampla oferta de atividades que estas proporcionam aos munícipes e que nem sempre é devidamente conhecida, das artes ao desporto, sendo muito mais do que meras associações etnográficas. Deve também oferecer oportunidades para criar laços mais estreitos com os munícipes e para fomentar sinergias entre as próprias coletividades. 

Neste tipo de organizações é sempre importante haver um espaço de introspeção, de reavaliação do trabalho feito, sobretudo seria uma oportunidade para analisar um problema de que tanto ouvimos quando dialogamos com quem tem responsabilidades associativas, que é a dificuldade de conjugar as tradicionais atividades das coletividades com os novos tempos, com o mundo dos smartphones e dos tabletes. 

A capacidade de as coletividades se reinventarem e entrarem em fase com o frenesim da vida familiar de hoje e dos jovens que tratam por tu as novas tecnologias é um dos grandes desafios que poderia ajudar a dinamizar uma boa reflexão durante a bienal.  

Pubicado no Diario as Beiras - 21 de julho de 2022