Share |

Sobre: Autarquias

Julho 1, 2020

No dia 30 de junho de 2020, a Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Coimbra divulgou o comunicado,"Despedimentos ilegais na ICA – Refeições Escolares em Coimbra", afirmando estar atento a esta situação inaceitável de precarização laboral e mobilizará esforços para que o quadro legislativo que a permite ou tolere seja alterado. 

Setembro 22, 2018

Realizou-se hoje, na Figueira da Foz, uma sessão pública sobre "Bem Estar Animal", promovida pelo Bloco de Esquerda, que contou com as presenças de Jorge Gouveia Monteiro (Ass. Gatos Urbanos), Diego Garcia (Grupo de Trabalho de Direitos dos Animais do BE), Daniele João (GADAFF) e Carla Marques (Concelhia do BE da Figueira da Foz).

Março 31, 2018

Os resultados do Concurso ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes (DGArtes) deixaram de fora "O Teatrão", a "Escola da Noite" e o Centro De Artes Visuais. A propósito disto, a Concelhia de Coimbra do BE divulgou um comunicado (ver em baixo) em que repudia as decisões da DGArtes, que representarão um prejuízo incalculável e um dano irreparável, e manifesta a sua solidariedade para com os agentes culturais afetados a quem agradece décadas de dedicação à Cultura em Coimbra.

Março 11, 2018

A comunidade estudantil da Universidade de Coimbra vai votar, no próximo 13 de março, a continuidade (ou não) da Garraiada na Queima das Fitas. O BE defende o bem-estar animal e solidariza-se com todos/as os/as que contestam estes espetáculos e se manifestam contra a prática das garraiadas. Leia o comunicado da Coordenadora Concelhia de Coimbra do BE.

Junho 12, 2017

A 2 de junho, foi apresentado em Coimbra pelo Ministro das Infraestruturas a solução para o Sistema de Mobilidade do Mondego. Dizer que a solução MetroBus é má é tão óbvio, tão verdadeiro e tão necessário quanto gritar “O Rei Vai Nu”. Por Catarina Caldeira Martins *

Fevereiro 26, 2017

O Bloco de Esquerda (BE) considera que o ITM (Índice de Transparência Municipal), com as suas imperfeições e virtudes, é uma contribuição positiva para o debate político local. Reconhecemos neste índice um esforço de fundamentação importante, independentemente de críticas e de correções a que estará sempre sujeito. 

Dezembro 18, 2015

Estiverarm em deBatE várias questões ambientais de ãmbito global e local: o aquecimento global, a Cimeira do Clima, a erosão costeira, a subida progressiva do nível do mar, a acidificação da água do oceano, a diminuição do volume de areia nas praias...

Dezembro 3, 2015

No dia 1 de dezembro de 2015, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirigiu ao Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, perguntas sobre a situação da ligação ferroviária entre Coimbra e a Lousã, bem como a articulação dessa linha com a linha de metro ligeiro de superfície na cidade de Coimbra. O documento foi assinado pelos deputados, José Manuel Pureza e Heitor Sousa.

Fevereiro 18, 2013

Um movimento de pessoas de várias sensibilidades de esquerda está a preparar uma candidatura independente à Câmara: “Cidadãos por Coimbra”. Uma carta assinada por Ana Pires, José Dias, Miguel Cardina e Olinda Lousã aponta alguns princípios e defende: "É urgente elevar Coimbra a um nível de ambição que, nas últimas décadas, não foi atingido. É esse o nosso compromisso."

Janeiro 30, 2013

As Jornadas Autárquicas do Bloco de Esquerda realizam-se no Porto a 2 e 3 de fevereiro. O programa inclui debates sobre o resgate da democracia local e regional, a defesa dos serviços públicos municipais e a resposta das autarquias à emergência social, para além do Manifesto Eleitoral do Bloco para as eleições autárquicas deste ano.