Share |

Debateu-se "Uma Nova Lei de Bases da Saúde"

"Uma Nova Lei de Bases da Saúde" esteve em debate numa sessão pública, que contou com as presenças de Moisés Ferreira (deputado do BE), António Rodrigues (Médico) e Mauro Seraponi (Investigador do CES), tendo sido moderada por Mariana Cardoso (Estudante de Medicina).

A necessidade e a urgência de colocar na ordem do dia, uma autêntica refundação do Serviço Nacional de Saúde com uma nova Lei de Bases da Saúde, que inverta as políticas privatizadoras, encetadas, sobretudo a partir de 1990, com o governo de maioria absoluta de Cavaco Silva, e pondo fim às ruinosas e injustificadas PPP da Saúde, que apenas têm por objetivo de garantir rendas chorudas aos privados e continuar a escavar os alicerces do Sistema Público de Saúde.

Nesta sessão, foram abordadas as virtudes e constrangimentos atuais do SNS com propostas de medidas que urge tomar. Foi apresentado um vasto conjunto de informação e indicadores acerca do SNS visando propiciar um debate necessário, que terá que se generalizar a toda a sociedade.