O campeonato da obra feita

A Figueira ainda hoje sofre das extravagâncias financeiras resultantes daquilo que se designa por obra feita. Foi tanta a obra feita que agora estamos feitos com tanta dívida. Mas parece que os partidos do poder ainda não aprenderam. Com a camisola do executivo, enumeram-se obras, basicamente tudo o que envolva andaimes e tijolos conta para a lista.

Pelo seu lado, o principal partido da oposição acusa o
executivo de pouca obra e de essa obra pouca resultar de
decisões vindas do passado. E andamos nisto. Esperava que pelo menos à esquerda o conceito de obra fosse diferente, inclusivamente quando se evoca a obra de andaime e tijolo.

Por exemplo, as obras de recuperação em curso deveriam inspirar uma reflexão sobre a recuperação e a coerência da linguagem arquitetónica urbana. Estamos a enaltecer ou não as valências da cidade? Estamos a valorizar a sua história? Estamos a combater a descaracterização das últimas duas décadas? Mas não, tudo é reduzido à simples enumeração, como uma coluna de golos marcados e sofridos de uma tabela de um campeonato qualquer.

As Beiras, 31 de Janeiro de 2013