Share |

Memórias: Spike Lee

No dia 20 de março de 1957, nasceu Spike Lee. É um realizador de cinema, escritor, produtor e ator norte-americano. Também ensina Cinema na Universidade de Nova Iorque. É certamente uma das figuras mais controversas da cultura afro-americana. Por António José André.

Spike Lee nasceu no dia 20 de março de 1957, em Atlanta (sul dos EUA), com o nome de Shelton Jackson Lee. Filho de Bill Lee (baixista de Jazz) e de Jaqueline (professora de arte), que o apelidou de Spike.

Spike mudou-se com a família, quando tinha 3 anos, para Brooklyn (Nova Iorque). Estudou no St.Ann's College. Depois, frequentou o Morehouse College de Atlanta (escola para a comunidade afro-americana), onde se diplomou em Comunicação Social (1978).

Frequentou a Escola de Arte da Universidade de Nova Iorque, onde realizou uma série de curtas metragens, que foram usadas na sua tese (1983). Posteriormente, a série foi apresentada e premiada no Festival de Locarno.

A sua primeira longa metragem "Lola Darling" (1986), foi escrita e interpretada por ele próprio e laureada, em Cannes. Esse filme constitui um dos maiores registos do cinema afro-americano.

Spike é um dos poucos realizadores que consegue equilibrar os seus interesses políticos com os da indústria de Hollywood. Todas as suas produções têm éxito, quer pela controvérsia que geram, quer pelo conteúdo.

A sua produtora, "40 Acres & Mule Filmworks", divide as produções dos seus filmes com anúncios para televisão e videoclips para Tracy Chapman, Miles Davis, Chaka Khan, Anita Baker, Public Enemy e Michael Jackson.

Combinando a arte com o negócio, Spike Lee encarregou-se de campanhas de publicidade para a Levi´s e para a Nike, filmando Michael Jordan para uma linha de roupa e sapatilhas 'Air Jordan'. 

Spike Lee é um dos realizadores de cinema mais apreciados e uma das figuras mais controversas da cultura afro-americana. Entre os seus filmes, destacam-se "MalcolmX" (1992), "Faça a Coisa Certa" (1989) e "BlaKkKlansman: O Infiltrado" (2018).  

Veja aqui a sua filmografia:

http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-9680/filmografia/