Share |

Memórias: Peter Tosh nasceu há 70 anos

No dia 19 de outubro de 1944, nasceu Peter Tosh, um dos músicos pioneiros do reggae/ska e ativista social, anti-proibicionista e antirracista. Por António José André.

Peter Tosh nasceu em Westmoreland e cresceu em Kingston (Jamaica). No princípio dos anos 60, começou uma carreira a solo, gravando singles para companhias locais. O grande passo foi criar The Wailing Wailers com Bob Marley e Bunny Livingstone.

Em 1966, a banda passou a chamar-se The Wailers e conseguiu um contrato com a Island Records, lançando “Catch a Fire” (1972). Até 1973, Tosh foi um dos pilares do grupo e compôs algumas das canções mais famosas: “Getup, stand up” e “400 years”.

Depois da publicação do álbum “Burnin” (1973), Tosh e Bunny deixaram os Wailers. Em 1974, o presidente da Island, Chris Blackwell, recusou lançar o seu disco a solo. Durante algum tempo, Tosh foi mantendo a sua atividade a solo.

Em 1976, Tosh lançou o primeiro disco a solo, através da CBS: “Legalize It” (Legalízai/É o melhor que se pode fazer/os médicos fumam-na, as enfermeiras fumam-na/os juízes fumam-na e os advogados também/É boa para o resfriado/é boa para a asma/é boa para a tuberculose). Esta faixa passou a ser o hino do movimento pró-marijuana.

Em 1977, lançou “Equal Rights”. Em 1978, durante uma digressão pelos EUA, a Rolling Stones Records ofereceu-lhe a possibilidade de gravar alguns álbuns. “Bush Doctor” (1978) foi lançado com a presença de Mick Jagger em “(You gotta walk) Don't look back”.

Em 1979, teve éxito com o álbum 'Mystic Man”, que continha canções intensas: “Jah seh no” e “Buckinhamm palace”. Em 1983, lançou o álbum “Mama África”, que incluía uma versão da canção de Chuck Berry “Johnny B. Goode”. Em 1987, Tosh recebeu um Grammy pela Melhor Performance de Reggae e pelo álbum “No Nuclear War”.

Na noite de 11 de setembro de 1987, Peter Tosh foi assassinado na sua casa, em Kingston (mais o seu cozinheiro e um amigo DJ), por três homens que entraram para roubar. O reggae perdia uma grande voz e um grande coração.

 

Escute aqui algumas das intensas faixas de Tosh::

http://www.youtube.com/watch?v=cpjQQpLicLU&list=PLQDUycv5GbB7KD7jWQ19mmHC25lSBE8vP