Share |

Memórias: John Dewey

No dia 1 de junho de 1852, faleceu em Nova Iorque, John Dewey. Foi um filósofo, editor e pedagogo progressista norte-americano dos inícios do século XX. Por António José André.

John Dewey nasceu, no dia 20 de outubro de 1859, na cidade de Burlington (Vermont - EUA). Diplomou-se em Artes, na Universidade de Vermont (1879). Doutorou-se em Filosofía, na Universidade de John Hopkins (1884).

Dewey iniciou a sua carreira, na Universidade de Michigan, onde ensinou desde 1884 a 1888. Posteriormente foi professor nas Universidades de Minnesota, Chicago e Columbia, desde 1904 até à sua jubilação, em 1931.

John Dewey estudou os sistemas educativos do México, da China, da Turquia, do Japão e da União Soviética. Durante a sua residência em Chicago, interessou-se pela reforma da teoría e da prática educativas. 

Dewey comprovou os seus principios educativos na escola laboratório, instituída na Universidade de Chicago, em 1896. Ele concebia a escola como um espaço de produção e reflexão de experiências relevantes da vida social, que permitiriam o desenvolvimento da cidadania plena. 

John Dewey afirmava que o sistema educativo da sua época não proporcionava às pessoas uma preparação adequada para a vida numa sociedade democrática. Como filósofo, esforçou-se por demonstrar que as ideias filosóficas podem atuar nos assuntos da vida quotidiana. 

Como ativista político, Dewey defendeu propostas progressistas, no que respeita às questões internacionais e a problemas sócio-económicos. 

Da sua abundante obra, destacam-se: "The School and Society" ("A Escola e a Sociedade" - 1889) e "Experience and Education" ("Experiência e Educação" - 1938).