Share |

Mais dois mil desempregados

Em novembro, as previsões do Governo para o desemprego projetavam para 2013 um pico de 16,4%, seguido de uma descida nos anos seguintes. No último trimestre de 2012 o desemprego atingia já os 16,9%. No concelho da Figueira, desde agosto de 2011 até janeiro de 2013, o desemprego subiu 62% – temos mais dois mil desempregados do que há um ano e meio.

O mais dramático é que não existem estratégias a médio e a longo prazo em que se aposte em setores com potencial para gerar emprego, tudo se reduz ao corte. No início dos anos 90, registou-se na Finlândia a maior recessão na Europa Ocidental desde a II Guerra Mundial. Um Governo de união nacional teve a visão de não estender os cortes à ciência. Pelo contrário, aumentou-se o investimento em ciência e tecnologia.

 

Criou-se uma agência para catalisar a transposição do conhecimento das universidades para a indústria. Foi graças a esta dinâmica que empresas como a Nokia se lançaram a nível mundial e contribuíram para tirar a Finlândia da crise. O meu telefone é um subproduto da crise finlandesa. Infelizmente não temos um primeiro-ministro que perceba o impacto da ciência e da tecnologia nas sociedades modernas, que pode ir da medicina às artes. A nível local, há uma evidente falta de ideias, de aposta nas particularidades do concelho com potencial de desenvolvimento e não se criaram dinâmicas em torno de setores chave. Deste modo, limitamo-nos a decalcar a tendência nacional do desemprego.

 

As Beiras, 28 de Fevereiro