Share |

Estudantes debatem violência sexual no Ensino Superior

A violência sexual no Ensino Superior foi tema de discussão, numa atividade organizada pela Coordenadora de Estudantes do Bloco de Esquerda Coimbra. O debate aberto a todo/as contou com a presença de Helena Pinto (deputada à Assembleia da República) e Natália Cardoso (Coordenadora e jurista da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV em Coimbra).

 

Natália Cardoso explicou o papel da APAV na luta contra a violência e apresentou a mais recente campanha dirigida especificamente ao Ensino Superior. A exposição da jurista passou ainda pelos enumeração de diversos fatores de risco existentes no contexto estudantil, tendo ainda valorizado este tipo de debates como forma de prevenir e combater o flagelo.

Helena Pinto destacou a evolução da forma como a violência doméstica é encarada e combatida, nomeadamente com a consagração desses atos ilícitos como crime público, referindo-se ainda ao contributo do Bloco de Esquerda nesse progresso. Realçou ainda a necessidade de também no contexto do Ensino Superior se percorrer um caminho em tudo semelhante, no sentido de mudar mentalidades e banir a violência sexual, especialmente contra as mulheres.

O debate revelou-se proveitoso, com as sucessivas intervenções do público a enriquecerem a discussão, criando-se até a possibilidade de alguns dos temas ali trazidos, poderem vir a ser tratados em futuras campanhas. Rute Simão da Coordenadora de Estudantes do Bloco de Esquerda Coimbra releva “a necessidade de discutir temas que constituem puras descriminações e expressões de desigualdade, que em casos limite constituem crimes. O objetivo deste debate passou não só por

desconstruir algumas ideias descriminatórias, numa vertente preventiva, mas também divulgar a existência de mecanismos de apoio à vítima, que também estão à disposição dos/as estudantes do Ensino Superior.”

 

A Coordenadora de Estudantes do Bloco de Esquerda de Coimbra agradece a presença de todos/as quantos/as estiveram no debate, em especial a Helena Pinto e Natália Cardoso, bem como à Cafetaria do Museu (Chimico) que disponibilizou o espaço para esta atividade.

 

Mais informações sobre a campanha da APAV para o Ensino Superior.