José Manuel Pureza assistiu a estreia de Rodrigo García no Citemor

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda e cabeça de lista do partido pelo Distrito de Coimbra nas próximas eleições Legislativas, assistiu à estreia do espetáculo “PS/WAM”, de Rodrigo García. A sessão teve lugar no Pavilhão Multiusos da Carapinheira, integrando a programação do Citemor – 41.º Festival de Montemor-o-Velho.

Numa breve troca de palavras com Vasco Neves, co-director do Festival, José Manuel Pureza quis inteirar-se da situação atual do Festival, três anos depois da reunião realizada em Montemor-o-Velho, a pedido do Bloco de Esquerda, numa altura em que a sobrevivência do Festival estava seriamente ameaçada, devido à política de austeridade e aos cortes no financiamento público à Cultura.

Feliz com o facto de o Citemor ter voltado a contar com financiamento plurianual da DGArtes, durante o biénio 2018/2019, José Manuel Pureza salientou a relevância deste Festival, que, entre outros aspectos, se distingue pela relação de profunda cumplicidade com os/as artistas que programa e pela forma como estimula e acompanha os processos de criação, nomeadamente através de residências e de co-produções, como a que esteve na origem da estreia de “PS/WAM”.

“O Citemor é uma das realidades mais teimosamente arrojadas da programação cultural do meu distrito”, excreveu José Manuel Pureza na sua página de Facebook, pouco depois de ter assistido ao espectáculo. A 41.ª edição do Festival prossegue em Montemor-o-Velho e na Figueira da Foz até 17 de Agosto.

O aumento do orçamento do Ministério da Cultura, tendo como objectivo atingir o 1% do PIB, é um dos compromissos que o Bloco de Esquerda volta a assumir no seu Manifesto eleitoral para as próximas eleições. As suas candidatas e os seus candidatos estão conscientes do muito que falta fazer neste domínio, tendo em vista a construção de uma sociedade em que a criação e a fruição artísticas (e a produção e difusão de conhecimentos que lhes estão associadas) são realmente entendidas como elementos essenciais da democracia.