Share |

Esquemas de promoções das multinacionais

Há mais de uma década que as grandes multinacionais do pronto-a-vestir começaram a implementar técnicas de venda durante as épocas de promoções que aumentam paradoxalmente a sua margem de lucro, em vez de a ceder essa margem parcialmente ao cliente. Os esquemas implementados baseiam-se em dois eixos principais:

A comercialização de uma gama de roupa com desenho e características muito semelhantes à gama comercializada na época normal, mas com diferenças substanciais na qualidade do produto. O mais comum é a redução da espessura de tecido utilizada na confeção de roupas com o mesmo desenho. Um cliente fiel a uma marca, adquire um produto durante a promoção a preço mais baixo, julgando estar a adquirir um produto com a qualidade habitual daquela marca, mas na verdade está a adquirir uma versão mais barata realizada com menor quantidade de tecido. Obviamente a probabilidade de rasgar com a utilização aumenta consideravelmente. Outra técnica é a utilização de um tecido com a mesma cor e um aspeto semelhante ao produto original da marca, mas que na realidade é realizado com outro tecido de menor qualidade ou um tecido sintético mais económico. O que é espantoso, é que não são apenas as marcas de grande consumo que adotam estas técnicas, também as marcas de luxo produzem hoje uma substancial quota de produtos de qualidade inferior vendidos sob o selo da qualidade da marca.

A venda de coleções com a etiqueta de desconto, mas que na verdade nunca estiveram à venda antes das promoções. Nestas grandes ocasiões de lançamento de promoções, como o Black Friday, as marcas produzem vastas coleções de roupa de qualidade inferior para serem lançadas durante as promoções ou saldos sob uma etiqueta de desconto variado, 10%, 20%, etc. Na realidade, essa roupa nunca esteve à venda anteriormente, pelo que o desconto é falso e é calculado em relação à coleção normal, cuja qualidade é superior, mas que frequentemente não é vendida durante as promoções.

Combinando estes dois esquemas, as marcas produzem coleções em massa exclusivamente dedicadas às promoções, a custos bastante inferiores aos produtos normais da marca e que apesar do preço da venda ser mais baixo do que da época normal acaba por garantir ou até aumentar a margem de lucro na venda de cada produto. Este lucro é ganho à custa do consumidor que frequentemente não detecta a diferença de qualidade e que acaba por adquirir um produto com um tempo de vida mais curto tendo a ilusão que está a realizar um bom negócio.

Apesar de já terem ocorrido condenações na justiça, estes esquemas são difíceis de detectar e continuam de vento em poupa. Uma forma de os detectar é tocar e sentir qualidade e a espessura de tecidos que temos em casa de peças de roupa que nos duram há múltiplos anos sem perder qualidade. Depois quando deparamos com as promoções é realizar os mesmos gestos e tentar detectar as diferenças de espessura e de qualidade dos tecidos. Boa sorte!

Publicado em LUX24 - 26 de novembro de 2018