Share |

BE questionou o Governo sobre o Hospital dos Covões

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

 

O Hospital dos Covões integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), uma Entidade Pública Empresarial (EPE) que inclui também os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), o Hospital Pediátrico de Coimbra, o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra e as Maternidades Bissaya Barreto e Dr. Daniel de Matos.

O Hospital dos Covões, que tem vindo a perder sucessivos serviços e valências, estará a atravessar novamente dificuldades. De acordo com informações divulgadas em comunicado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), o Serviço de Urgência do Hospital dos Covões "está sem capacidade de resposta nalguns turnos de cirurgia", registando- se o risco de a equipa de cirurgia do serviço não conseguir cumprir os requisitos mínimos definidos pelo colégio de especialidade, a partir de junho.

Em declarações à imprensa, Carlos Cortes da SRCOM afirmou que há dias em que a escala é constituída apenas por um especialista e um interno, acrescentando que, durante a noite, apenas está escalado um cirurgião; refira-se que o Colégio de Cirurgia da Ordem dos Médicos estabelece um número mínimo de três especialistas na equipa de cirurgia geral na urgência.

Entretanto, a Ordem dos Médicos anunciou que irá efetuar uma auditoria ao serviço de urgência dos Covões, em função da qual ponderará se este serviço continuará a ter idoneidade formativa para formar médicos de cirurgia geral.

O Hospital dos Covões foi durante décadas um hospital de referência não só de Coimbra como do país. Em 2012, o Governo PSD/CDS da XII Legislatura decidiu encerrar a urgência noturna do Hospital dos Covões, iniciando o processo de desmantelamento desta unidade hospitalar. Apesar das sucessivas afirmações de que não havia interesse em desqualificar os Covões, o tempo tem vindo a mostrar que é é efetivamente isso que está a acontecer: depois do encerramento da urgência noturna durante a semana, depois de desqualificação de serviços de excelência dos Covões, depois da decisão de encerrar a urgência ao fim de semana, surge agora a possibilidade perda de idoneidade formativa.

A sucessiva desvalorização dos Covões implica perdas para todos: para o SNS, para os profissionais e para os utentes. Até agora tem vindo a registar-se um conjunto de ações que evidenciam a intenção de esvaziar os Covões, encerrando ou transferindo serviços até que este hospital seja irrelevante e, portanto, mais fácil de encerrar. O Bloco de Esquerda discorda e sempre discordou desta estratégia.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

⦁ O Governo tem conhecimento da situação exposta?

⦁ Confirma-se a existência de debilidades no serviço de urgência do Hospital dos Covões, tal como exposto pela SRCOM?

⦁ Qual é o projeto para o Hospital dos Covões?

⦁ O Governo aceita o encerramento do Hospital dos Covões?

Palácio de São Bento, 28 de maio de 2018

Deputado(a)s

JOSÉ MANUEL PUREZA(BE) MOISÉS FERREIRA(BE) JORGE FALCATO SIMÕES(BE)