Share |

Coimbra: "Não" às Garraiadas na Queima!

A comunidade estudantil da Universidade de Coimbra vai votar, no próximo 13 de março, a continuidade (ou não) da Garraiada na Queima das Fitas. As garraiadas são eventos tauromáquicos em que os garraios sofrem ataques de ansiedade, lesões e fraturas, que culminam frequentemente na sua morte.

Vários estudos científicos demonstram que, tal como os humanos, os animais são seres sencientes, com capacidade física e emocional de sentirem dor, angústia, medo e prazer. Não sendo exceção, os garraios não podem, nem devem ser submetidos a espetáculos desta índole.

As tradições mudam e evoluem com as pessoas. Em 2016, a Queima das Fitas do Porto pôs fim a esta tradição. Chegou o momento de acontecer o mesmo em Coimbra, dizendo "NÃO" às Garraiadas na QUEIMA!

O Bloco de Esquerda defende o bem-estar animal e solidariza-se com todos/as os/as que contestam estes espetáculos e se manifestam contra a prática das garraiadas.

Relembramos que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou, a 28 de abril de 2017, na Assembleia da República, um Projecto de Resolução/1 para eliminar o financiamento público às garraiadas académicas.

1/  https://www.esquerda.net/sites/default/files/pr_garraiadas_academicas.pdf

 

Coordenadora Concelhia de Coimbra, 11 de março de 2018