Share |

26 OUT: Tertúlia/deBatE sobre Fuga de Cérebros

No dia 26 de novembro (4ª feira), haverá uma tertúlia/deBatE.“O que se passa com a fuga de cérebros?”, que contará com a presença de Maria Manuel (Precários Inflexíveis), às 21h30, na Sede Distrital do Bloco de Esquerda: rua da Sofia, nº 135, 2º andar - Coimbra.

“O que se passa com a fuga de cérebros?” será o tema da primeira tertúlia e faz parte de um conjunto de deBatEs mensais, que incindirão sobre múltiplos temas: a precariedade, o serviço nacional de saúde, os direitos humanos, as alterações climáticas... 

Estas tertúlias têm como propósito a promoção do deBatE, a preparação de ações e/ou dinamização de campanha(s) sobre o(s) tema(s) analisado(s). Os eventos são abertos a aderentes e simpatizantes do BE e terão 2 momentos: haverá 1 orador/a inicial destacado para o tema, seguido da troca de ideias.

Com o estalar da crise, os níveis de emigração aumentaram brutalmente. A larga maioria de cidadãos e cidadãs qualificados/as – com pelo menos um diploma no ensino superior – que saíu do país são jovens, com áreas de formação variadas. Estes jovens emigram, sobretudo, para os países da Europa central, indicando como fatores que preponderam nesta mudança: 1) mais oferta de emprego, 2) diferença salarial e 3) possibilidade de evolução na carreira.

Esta fuga de mão-de-obra qualificada imputa perdas de várias naturezas a Portugal: a nível demográfico - vendo diminuída a população ativa e em idade fértil; a nível de desenvolvimento e de inovação - não benefíciando de quadros qualificados e perdendo o montante investido na formação de jovens, bem como o que se poderia ressarcir através de impostos coletados sobre rendimentos e contribuições para a segurança social.

Contamos contigo! Aparece e traz um/a amigo/a também!