Share |

2 MAIO - Sessão sobre Ensino Superior em Coimbra

No dia 2 de maio (2ª feira), haverá uma sessão pública com o mote "Ensino Superior: Onde Pára a Democracia?". O evento, que contará com as presenças dos deputados, José Manuel Pureza e Luís Monteiro, decorrerá no Anfiteatro IV da F.L.U.C, às 17h30. Contamos contigo. Participa! Traz um/a amigo/a também!

 

O Direito à Educação foi uma das conquistas de Abril. Mais justiça social, uma população mais qualificada, um país mais moderno. 

Ao longo das últimas décadas, assistimos a uma contra-revolução no Ensino Superior, que veio romper com esse rumo, com a introdução das propinas, com a implementação do processo de Bolonha ou do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES). 

As propinas, que surgiram com um valor simbólico, são hoje um obstáculo inultrapassável para milhares de jovens, no acesso à universidade. O processo de Bolonha traduziu-se também num aumento do valor das propinas, para além de ter falhado objectivos como o ensino de proximidade, a avaliação contínua, etc., devido aos sucessivos cortes no financiamento do Ensino Superior. 

O RJIES alterou o modo de funcionamento das instituições, substituindo a colegialidade, inerente à governação das universidades, por um Conselho Geral, diminuindo drasticamente a representação e participação de estudantes. Possibilitou ainda a transformação de Instituições de Ensino Superior Público em Fundações Públicas de direito privado.